Ocupe a Praça recebe o projeto ‘Som da Rural’ e o grupo Bongar

Cultura
29/09/2017 14h00

O som de Pernambuco se mistura com o sotaque sergipano na próxima edição do Ocupe a Praça. O projeto, que já caiu no gosto do público, surpreende e na próxima quarta-feira, 4, leva o ‘Som da Rural’, com a banda ‘Bongar’, duas atrações de Pernambuco. O curta-metragem “Cine Rio Branco”, dirigido por Eudaldo Junior, será outra atração da noite.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), pela equipe do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), e acontece na praça General Valadão, Centro, e no Centro Cultural, que fica na praça. A programação inicia às 19h e é aberta ao público.

O ‘Som na Rural’, que é difundido no carro ícone das décadas de 60 e 70, foi criado com o propósito de mostrar a cultura de forma itinerante. Idealizado pelo produtor cultural Roger Renor, o ‘Som da Rural’ virou um ícone para resistência da cultura popular do Nordeste. Composto por seis jovens que fazem parte do terreiro Xambá do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda, o Bongar foi fundado em 2001 com a proposta de levar aos palcos a tradicional festa do Coco da Xambá, realizada há mais de 40 anos por sua comunidade.

Um verdadeiro disseminador cultural, o grupo tem como objetivo preservar e divulgar a cultura do seu estado. Nino, Iran, Beto, Guitinho, Túlio e Memé mostram em suas apresentações a expressividade das manifestações culturais do seu povo por meio da ciranda, maracatu, candomblé, entre outros ritmos da cultura de raízes.

O Cine Rio Branco é um documentário de 17 minutos que mostra o apogeu dos cinemas de rua no Brasil, dando ênfase ao Cine Rio Branco, em Nazaré das Farinhas, Bahia. O curta fez parte da seleção do canal Futura e conta com o apoio do NPD.

O projeto

O Ocupe a Praça realizado pela gestão municipal por meio da Fundação Cultural de Aracaju, o evento já está indo para sua 9ª edição e vem se consolidando a cada edição. O evento sempre acontece na primeira e última quarta de cada mês e tem como objetivo ocupar as praças públicas tornando-as em espaços democráticos.